Indução de calos embriogênicos em Heliconia rostrata.

Autores

  • Janay Almeida dos Santos Serejo
  • Everton Hilo de Souza
  • Fernanda Duarte Vidigal Souza
  • Lucymeire Souza Morais Lino

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1609

Palavras-chave:

Heliconia rostrata, embrião somático, cultura de tecidos.

Resumo

A acentuada procura por helicônias, principalmente por parte do mercado externo tem colocado o cultivo desse gênero de plantas em posição de destaque, dentre as atividades desenvolvidas no ramo da floricultura. A Heliconia rostrata apresenta inflorescência pendente e encontra-se entre as cultivares mais comercializadas para paisagismo e para flor de corte. 
As helicônias podem ser multiplicadas tanto por meio de sementes como por divisão de rizomas. A obtenção de plantas por semente é um processo lento e difícil, enquanto que a propagação por divisão do rizoma pode favorecer a disseminação e acúmulo de agentes causais de importantes doenças que são transmitidas entre plantios sucessivos, via rizomas contaminados. Dentre essas doenças estão as causadas por fungos de solo (Castro, 1995). 
O cultivo de meristemas in vitro para a produção de mudas de helicônia apresenta alta incidência de contaminação por bactérias endofíticas. Portanto, a regeneração de plantas a partir de embriões somáticos constitui uma alternativa interessante para a produção em larga escala de mudas de helicônia com elevada qualidade fitossanitária. 
Dois padrões básicos de expressão da embriogênese somática são comumente observados in vitro (Sharp et. al, 1980). O primeiro corresponde ao modelo direto no qual os embriões somáticos originam-se dos tecidos matrizes sem a formação de estágios intermediários de calos. O segundo padrão corresponde ao modelo indireto no qual os embriões somáticos se formam a partir de um tecido intermediário chamado calo, que apresenta células em diferentes estágios de diferenciação e, consequentemente com diferentes graus de determinação. 
A obtenção de calos embriogênicos depende de diferentes fatores, entre eles encontram-se o genótipo, o tipo de explante e os componentes meio de cultivo (Guerra et al., 1999).   
Este trabalho tem por objetivo a adequação de um protocolo para indução de calos embriogênicos em H. rostrata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos