Influência da idade e do tipo de explante na organogênese direta de Orthophytum mucugense Wand. e Conceição, submetido a diferentes concentrações de ANA na presença de BAP.

Carolina Oliveira de Cerqueira Lima, José Raniere Ferreira de Santana, Claudia Elena Carneiro, Alone Lima Brito, Moema Cortizo Bellintani

Abstract


Bromeliaceae representada por cerca de 3.000 espécies, é uma família essencialmente americana, distribuindo-se do sul dos Estados Unidos até o Chile, com única exceção da Pitcairnia feliciana encontrada no Golfo da Guiné. No Brasil encontra-se amplamente distribuída e devido a estabilidade geológica do território brasileiro encontramos vários gêneros endêmicos, como por exemplo Orthophytum (LEME, 1998). A roseta foliar em Orthophytum mucugense é típica para o gênero com presença de folhas geralmente patentes. As folhas na época de floração tornam-se parcial ou completamente vermelhas, conferindo notável valor ornamental (WANDERLEY e CONCEIÇÃO, 2006).
Métodos de cultura in vitro têm sido aplicados na conservação e multiplicação de genótipos específicos de bromélias. Esta técnica é muito importante para a indústria agrícola por proporcionar a rápida propagação e a obtenção de mudas com características homogêneas, independente da estação do ano (CARNEIRO e MANSUR, 2004; DROSTE et al., 2005).
O sucesso da micropropagação em qualquer espécie depende da identificação dos tecidos mais adequados para o processo. De forma geral, explantes oriundos de tecidos jovens e com maior atividade metabólica possuem maior potencialidade morfogenética (PINTO et al., 1994).
A obtenção de organogênese in vitro é atualmente um processo empírico onde são testados para todas as espécies, condições como: fonte de explante, composição mineral do meio de cultura (e também suas vitaminas e fontes de carbono) balanço hormonal e condições ambientais (PERES, 2002).
O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial organogênico do rizoma, folha e raiz da espécie O. mucugense em diferentes idades de desenvolvimento submetidos a diferentes concentrações do regulador de crescimento ANA na presença de BAP.

Keywords


Orthophytum mucugense; Bromeliaceae; Organogênese direta.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1608

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema