Posição do explante na micropropagação de Hyptis marrubioides Epl.

Autores

  • Luciana Domiciano Silva Rosado
  • José Eduardo Brasil Pereira Pinto
  • Érika Soares Reis
  • Claudinéia Ferreira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1606

Palavras-chave:

Hyptis marrubioides, Laminaceae, cultura de tecidos, micropropagação.

Resumo

As Lamiaceae compreendem uma família pertencente à ordem Tubiflorae (Lamiales), abrangendo cerca de 200 gêneros e, aproximadamente, 3.200 espécies, distribuídas em todo o mundo.
O gênero Hyptis (Lamiaceae), apresenta uma grande diversidade morfológica, principalmente na região do Cerrado Brasileiro, com cerca de 300 a 400 espécies (Harley, 1988). Apresentam um aroma característico e são usadas no tratamento de infecções gastrointestinais, câimbras, dores e no tratamento de infecções de pele (Corrêa, 1931). Atualmente foram também verificados efeitos biológicos importantes no gênero Hyptis, como atividades antimicrobianas e inseticidas (Kubnt et al., 1995).
O uso indiscriminado de espécies medicinais pela medicina popular, e também pela indústria farmacêutica, tem ocasionado uma redução considerável na densidade populacional de algumas plantas em áreas onde elas ocorrem naturalmente, sendo importante o desenvolvimento de protocolos efetivos que viabilizem a produção destas espécies em escala comercial (Nadeem et al., 2000). Uma alternativa seria então a micropropagação destas espécies com isto aumentando a população de plantas a serem propagadas no campo. 
Na micropropagação de uma espécie, o primeiro passo é o estabelecimento in vitro de plantas, o que se inicia com a seleção dos explantes mais adequados. Diversos explantes podem ser utilizados para iniciar a propagação in vitro de uma planta. Na seleção desses, devem ser considerados aspectos, como o nível de diferenciação do tecido utilizado e a finalidade da micropropagação (Grattapaglia & Machado, 1998).   
Verificando a regeneração in vitro de maracujá-amarelo (Passiflora edulis) Crespo et al. (2003) estudaram três tipos de explantes (basal, mediano e apical) e observaram que o explante apical produziu maior número de brotos, de nós, número de folhas, maior altura de brotos e maior número de raízes. 
Assim o objetivo do presente trabalho foi estudar a posição do explante na micropropagação de Hyptis marrubioides.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos