Avaliação da capacidade morfogenética in vitro de diferentes genótipos de uma progênie de abacaxizeiro

Autores

  • Marta Taluana Santos
  • Fernanda Vidigal Duarte Souza
  • Carlos Alberto da Silva Ledo

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1603

Palavras-chave:

Ananas comosus var. bracteatus, Ananas comosus var. comosus, micropropagação, cultura de tecidos.

Resumo

Inúmeros fatores podem estar direta ou indiretamente envolvidos com o sucesso da morfogênese in vitro, podendo-se citar como exemplos, as características da planta mãe, o tipo de explante, o balanço de fitorreguladores, as condições ambientais nas quais se dá o cultivo, assim como fatores genéticos, entre outros. A variabilidade na resposta morfogenética in vitro existe tanto entre espécies do mesmo gênero como também entre genótipos da mesma espécie, tornando-se necessário a definição de protocolos diferenciados.
Programas de melhoramento genético do abacaxizeiro são demorados e complexos devidos a vários fatores, dentre eles a utilização de métodos convencionais para a propagação vegetativa. Nesse contexto, a cultura de tecidos, quando integrada a um programa de melhoramento, torna-se um instrumento valioso, tanto na conservação de germoplasma quanto  na propagação vegetativa in vitro para clonagem rápida de genótipos superiores, disponibilizando maior quantidade de mudas livres de vírus em curto período de tempo (Teixeira et al, 2001; Firoozabady & Gutterson, 2003;  Souza et al, 2006).
De acordo com Koornneef et al. (1993), o componente genético associado com a regeneração determina a manutenção da competência morfogenética, e não somente a sensibilidade do tecido a reguladores de crescimento incorporados ao meio de cultura.
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a capacidade morfogenética in vitro de genótipos de abacaxizeiro pertencentes a uma mesma progênie, resultado do cruzamento entre Ananas São Bento x Primavera (Ananas comosus var. bracteatus x Ananas comosus  var. comosus).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos