Organogênese in vitro do híbrido de orquídea Brassavola flagellaris x Cattleya harrisoniana a partir de segmentos internodais.

Márcio Gil de Andrade Nascimento, Candice Ferreira de Brito Damasceno, Maria Alice Argôlo Vicente, Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa, Weliton Antonio Bastos de Almeida

Abstract


O híbrido de B. flagellaris x C. harrisoniana possui beleza extraordinária e tem ótima aceitação comercial. Esse híbrido possui uma floração antecipada e necessita de menos luminosidade que o gênero Brassavola.
A maior parte dos experimentos de micropropagação de orquídeas utiliza o meristema apical ou o ápice caulinar da planta mãe ou dos novos brotos. A utilização de outros explantes surgiu no intuito de diversificar as opções, tendo em vista que o número de meristemas apicais em cada planta é limitado. Desta forma, outros tipos de explantes surgem como alternativas para superar essas limitações (FRÁGUAS et al., 1999). 
A adição de reguladores vegetais no meio nutritivo tem como objetivo suprir as possíveis deficiências dos teores endógenos de hormônios nos explantes que são isolados da planta matriz, bem como estimular o alongamento ou multiplicação da parte aérea. Tombolato e Costa (1998) mostraram que as dificuldades de desenvolvimento de um protocolo adequado para cada espécie vegetal está relacionada com as fontes de explantes vegetais e os meios nutritivos.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a taxa de multiplicação e responsividade de diferentes explantes não meristemáticos a diferentes concentrações de BAP e condições de luminosidade do híbrido de orquídea B. flagellaris   x  C.  harrisoniana.


Keywords


Brassavola flagellaris; Cattleya harrisoniana; Orquidaceae; cultivo in vitro; gemas adventícias.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1597

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema