Efeito de diferentes concentrações de 2,4-D e carvão ativado na germinação in vitro de embriões zigóticos imaturos de Macaúba (Acrocomia aculeata).

Thiago Petermann Hodecker, Fabiana Schmidt Bandeira, Elisonete Ribeiro Garcia Lani, Aloísio Xavier, Wagner Campos Otoni

Abstract


A macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart) é uma palmeira nativa da América do Sul, com ocorrência em grande parte do território brasileiro, predominantemente nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Esta espécie apresenta grande potencial para produção de óleo, com vasta aplicação nos setores industriais e energéticos, com vantagens comparativas sobre as demais oleaginosas, principalmente em relação à sua maior rentabilidade agrícola e produção total de óleo (Motta et al., 2002), podendo atingir uma produção de 6 toneladas de óleo anual. Entretanto, a dificuldade de germinação in situ torna-se um grande entrave para a produção em larga escala de mudas, a qual pode levar 8 a 10 meses, com pouco aproveitamento e mudas desuniformes (Silva, 1994).
A cultura in vitro de embriões pode ser uma alternativa viável para a produção de mudas de macaúba. Segundo Hu e Ferreira (1998) essa técnica tem sido utilizada para superar a dormência de sementes, em virtude da imaturidade do embrião ou da presença de substâncias inibidoras no endosperma; no estudo dos aspectos nutricionais e fisiológicos do desenvolvimento do embrião; para testar a viabilidade de sementes; na recuperação de híbridos raros de cruzamentos incompatíveis; e como fonte de explantes com tecido de elevada totipotência. Tabai (1990) alcançou resultados positivos, reduzindo drasticamente o tempo de germinação de embriões zigóticos de macaúba, obtendo mudas aptas à aclimatização 16 semanas após a inoculação dos embriões em meio nutritivo.
Com o objetivo de aumentar o índice de germinação desta palmeira, foi avaliado o efeito do 2,4-D (ácido 2,4-diclorofenoxiacético) e do carvão ativado na germinação in vitro de embriões zigóticos imaturos de Macaúba.


Keywords


Acrocomia aculeata; germinação in vitro; 2,4-D; carvão ativado; embriões zigóticos



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1593

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema