Efeitos da luz natural e sacarose na perda de água e anatomia foliar de plantas de bananeira, na fase de enraizamento/alongamento in vitro.

Adriene Matos dos Santos, Frederico Henrique da Silva Costa, Moacir Pasqual, Evaristo Mauro de Castro, Jonny Everson Scherwinski Pereira, Luzia Yuriko Miyata

Abstract


Apesar da importância das técnicas in vitro na produção de mudas com certificação genética e fitossanitária, ainda existem dificuldades em se obter elevadas taxas de sobrevivência em algumas espécies, além do que pouco se entende sobre os fatores associados à capacidade das plantas em superar a abrupta transferência ex vitro. Entre os principais fatores comumente reportados por ocasionar elevados índices de mortalidade estão a excessiva transpiração dos órgãos aéreos (Gangopadhyay et al., 2002), principalmente as folhas (Capellades et al., 1990). Em adição, a falta diferenciação do mesofilo e o deficiente desenvolvimento dos tecidos fotossintetizantes são aspectos que também interferem após a retirada das plantas dos recipientes de cultivo (Romano & Martins-Loução, 2003; Sandoval et al., 1994).
Como conseqüência, estratégias vêm sendo estudadas e adotadas, entre as quais estão as reduções nos níveis exógenos de carboidratos e da umidade relativa no interior dos frascos (Mohammed & Vidaver, 1990) e o uso da luz natural (Kodym & Zapata-Arias, 1999, Rocha, 2005; Talavera et al., 2005). Destes, a luz é considerada um dos mais importantes, por influenciar decisivamente no desenvolvimento vegetal (Larcher, 2000), podendo induzir alterações, em sua maioria benéficas, na anatomia foliar, que contribuirão para a melhor adaptação das plantas ao ambiente externo. Assim, objetivou-se avaliar a perda de água e as modificações anatômicas de plantas micropropagadas de bananeira em diferentes condições de cultivo durante a fase de enraizamento/alongamento in vitro.


Keywords


Musa spp.; rustificação in vitro; características fisiológicas; alterações estruturais.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1590

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema