Efeito do silicato de sódio e de diferentes concentrações de MS no desenvolvimento in vitro de gérbera

Autores

  • Diogo Pedrosa Corrêa da Silva
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva
  • Raírys Cravo Nogueira
  • Renato Paiva
  • Marcelo Rodrigues
  • Daiane Peixoto Vargas

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1588

Palavras-chave:

Gerbera jamesonii, silício, micropropagação.

Resumo

Gerbera é um género de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das Asteraceae , a mesma do girassol e das margaridas, cultivada em grandes quantidades pela sua flor muito apreciada em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. Seu nome foi dado pelo naturalista holandês Jan Frederic Gronovius  em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão que trabalhou na Rússia. Nesse contexto, estudos vêm sendo realizados buscando encontrar a melhor alternativa para a propagação comercial desta espécie.
A micropropagação vem sendo aplicada com sucesso para a propagação em larga escala de um grande número de espécies ornamentais.
A cultura de tecidos vegetais compreende um conjunto de técnicas nas quais um explante (célula, tecido ou um órgão) é isolado e cultivado sob condições assépticas em um meio artificial. O princípio básico da cultura de tecidos é a totipotencialidade das células, ou seja, qualquer célula no organismo vegetal contém toda a informação genética necessária para a regeneração de uma planta completa (Torres et al., 1998). 
Forma para buscar uma melhor qualidade fitossanitaria vem sendo estudada e com êxito utilizando fontes de silício. O silício é armazenado entre a parede celular da célula tornado assim a planta mais resistente aos fatores edafoclimaticos.
Estudos realizados com esse elemento demonstram que sua aplicação proporciona aumento no rendimento de várias plantas. (Ma et al., 2001).
O objetivo deste trabalho foi estudar a atuação do silício na gérbera com fins de melhor qualidade e resistência na produção desta planta in vitro e também a concentração do meio de cultura com fins de aumentar a rentabilidade da produção de Gérberas .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos