Efeito do silicato de sódio e de diferentes concentrações de MS no desenvolvimento in vitro de gérbera

Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Raírys Cravo Nogueira, Renato Paiva, Marcelo Rodrigues, Daiane Peixoto Vargas

Abstract


Gerbera é um género de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das Asteraceae , a mesma do girassol e das margaridas, cultivada em grandes quantidades pela sua flor muito apreciada em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. Seu nome foi dado pelo naturalista holandês Jan Frederic Gronovius  em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão que trabalhou na Rússia. Nesse contexto, estudos vêm sendo realizados buscando encontrar a melhor alternativa para a propagação comercial desta espécie.
A micropropagação vem sendo aplicada com sucesso para a propagação em larga escala de um grande número de espécies ornamentais.
A cultura de tecidos vegetais compreende um conjunto de técnicas nas quais um explante (célula, tecido ou um órgão) é isolado e cultivado sob condições assépticas em um meio artificial. O princípio básico da cultura de tecidos é a totipotencialidade das células, ou seja, qualquer célula no organismo vegetal contém toda a informação genética necessária para a regeneração de uma planta completa (Torres et al., 1998). 
Forma para buscar uma melhor qualidade fitossanitaria vem sendo estudada e com êxito utilizando fontes de silício. O silício é armazenado entre a parede celular da célula tornado assim a planta mais resistente aos fatores edafoclimaticos.
Estudos realizados com esse elemento demonstram que sua aplicação proporciona aumento no rendimento de várias plantas. (Ma et al., 2001).
O objetivo deste trabalho foi estudar a atuação do silício na gérbera com fins de melhor qualidade e resistência na produção desta planta in vitro e também a concentração do meio de cultura com fins de aumentar a rentabilidade da produção de Gérberas .

Keywords


Gerbera jamesonii, silício, micropropagação.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1588

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema