Efeito do silicato de potássio e do meio de cultura MS no desenvolvimento in vitro de gérbera

Autores

  • Diogo Pedrosa Corrêa da Silva
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva
  • Renato Paiva
  • Marcelo Rodrigues
  • Luciano Coutinho Silva
  • Raírys Cravo Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1587

Palavras-chave:

Gerbera jamesonii, cultivo in vitro, silício.

Resumo

Um dos grandes problemas na floricultura, e de uma forma geral na agricultura, é o ataque de pragas e doenças nas plantas. Uma alternativa importante no controle das doenças é a aplicação de silício no solo. Estudos realizados com esse elemento demonstram que sua aplicação proporciona aumento no rendimento de várias plantas. (Ma et al., 2001).
O silício em micropartículas tem sido veiculado junto ao adubo NPK e o seu efeito na resistência da planta tem sido constatado por diversos autores (Menzies et al., 1991; Fosket, 1994). Mas não existem trabalhos sobre a utilização de silício in vitro.
A gérbera (Gerbera jamesonii) é uma espécie ornamental que apresenta flores com boa durabilidade e uma gama de cores que pode satisfazer os mercados mais exigentes. Nesse contexto, estudos vêm sendo realizados buscando encontrar a melhor alternativa para a propagação comercial desta espécie.
O uso das técnicas de micropropagação permite que se consiga, em um curto espaço de tempo, grande número de plantas com qualidade superior. O emprego da cultura de tecidos tem sido crescente para a gérbera, tornando-se uma alternativa bastante viável para sua propagação assexual.
O cultivo de tecidos vegetais in vitro pode minimizar os efeitos da variação de fatores ambientais, assim como se pode conseguir um maior controle sobre as condições de temperatura, luz e nutrientes. Como resultado, a produção de plantas de valor econômico torna-se viável (Seabrook, 1980).
O objetivo deste trabalho foi testar o efeito de silício nas plantas de gérbera e buscar minimizar o custo da multiplicação in vitro com o uso meio nutritivo em concentrações menores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos