Germinação in vitro de Pitaya vermelha

Autores

  • Ester Alice Ferreira
  • Ludmilla de Lima Cavallari
  • Moacir Pasqual
  • Frederico Henrique Silva Costa

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1586

Palavras-chave:

Hylocereus undatus, ácido giberélico, MS, IVG

Resumo

A pitaya é uma cactácea epífita que tem seu centro de origem nas Américas e vem sendo cultivada em vários países do mundo.  É também conhecida como “fruta dragão” pelo aspecto escamoso de seu fruto.
O potencial desta frutífera tanto para mercado interno quanto externo, tem despertado o interesse de muitos produtores brasileiros. A pitaya vermelha Hylocereus undatus vem se destacando como a preferida do consumidor principalmente pela coloração de seus frutos.
O aumento do seu plantio tem gerado uma grande demanda por produção de mudas e embora os métodos convencionais para propagação cactos sejam satisfatórios as pesquisas têm mostrado que, independentemente da espécie, o suprimento adequado em água, nutrição, temperaturas convenientes, assim como luminosidade, são requisitos fundamentais para a germinação. Quando esta ocorre in vitro, a composição do meio nutritivo assim como as substâncias nele adicionadas irão favorecer a germinação e otimizar seu processo. Estudos de meios de cultura que favoreçam a germinação in vitro desta espécie são importantes tanto para maximizar a taxa de germinação, como para obter plântulas com qualidade genética e fitossanitária adequada. 
Além dos aspectos que envolvem a germinação, a cultura de tecidos se apresenta como uma ferramenta auxiliar na obtenção de um grande número de plantas sadias, de alta qualidade, em pequeno espaço físico e em curto espaço de tempo, atendendo assim a demanda dos produtores para por mudas.
Neste contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a germinação in vitro de sementes de pitaya vermelha Hylocereus undatus

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos