Efeito de reguladores de crescimento e meio de cultura na indução de calos em pedúnculos florais de Trepadeira Jade

Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Renato Paiva, Sidnei Deuner, Gabriela Ferreira Nogueira, Daiane Peixoto Vargas

Abstract


A Trepadeira-Jade, Strongylondon macrobothrys, uma planta ornamental da família Fabaceae, exótica, originária da Ásia é muito utilizada em paisagismo e jardinagem. 
É uma espécie que não produz sementes, se reproduz vegetativamente, porém, com baixos índices de estabelecimento quanto ao uso dos métodos convencionais de propagação tais como alporquia, estaqueamento e mergulhia, sendo assim fica evidenciada a importância da utilização de técnicas alternativas tais como a cultura de tecidos a fim de se obter protocolos de regeneração de plantas à partir de produção de calos organogênicos
Calos são definidos como tecidos que podem apresentar diferenciação parcial, os quais são constituídos por uma massa de células irregulares que se multiplicam desordenadamente em resposta a injúrias químicas ou físicas e que possuem a capacidade de se diferenciarem em tecidos e órgãos (Torres & Caldas 1990).
Vários fatores podem influenciar a formação de calos em uma espécie, sendo os principais o tipo de explante, a composição do meio de cultura e as condições de luz e temperatura (Santana, 2003).   
As auxinas têm sido amplamente utilizadas nos meios de cultivo para a indução de calos e, geralmente, dependendo da concentração, causam elongação celular e expansão ou divisão celular. Em geral, com o uso de baixas concentrações de auxinas, predomina a formação de raízes adventícias, enquanto que altas concentrações induzem a formação de calos. A interação entre auxinas e citocininas também é muito utilizada para a indução de calogênese (Gomes, 1999).
Este trabalho teve como objetivo induzir a formação de calos em pedúnculo Floral de Trepadeira-Jade , auxiliando futuros estudos de melhoramento e propagação desta espécie.

Keywords


Strongylodon macrobotrys, calogênese, citocininas, ANA, plantas ornamentais



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1583

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema