Efeito de citocininas, ANA e meio de cultura na indução de calos em anteras de Trepadeira-Jade

Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Renato Paiva, Sidnei Deuner, Milene Alves de Figueiredo, Ana Cristina Souza

Abstract


Trazida para o Brasil pelo paisagista Burle Marx, a Trepadeira-Jade (strongylodon macrobotrys) é uma espécie originária das Filipinas e possui beleza exótica. Seu principal atrativo são as flores azul-esverdeadas que formam cachos de até 1 m de comprimento. Normalmente, alcança em média de 6 a 8 metros. Suas flores surgem nos cachos florais que a planta emite no período que vai do fim do inverno ao início da primavera. O nome popular foi inspirado justamente pela sua coloração - uma mistura de azul e verde - semelhante à da pedra preciosa chamada jade.
De habitat liana esta espécie apresenta uma grande dificuldade de reprodução; tanto sexual quanto assexual. 
No cultivo in vitro, um dos métodos que possibilitam a propagação em massa de uma determinada espécie é o cultivo de calos, que pode também ser utilizado para a produção de metabólitos secundários e para o desenvolvimento de um sistema de transformação genética. 
Os calos podem ser obtidos por meio de cultivo in vitro de vários tipos de explantes, dentre estes as anteras. 
Utilizando-se cultura de anteras, o número de plantas necessário para a obtenção de uma nova cultivar é sensivelmente menor, ou seja, é igual à raiz quadrada do número usado em programas convencionais de melhoramento (Dufour et al., 1995).
Este trabalho tem como objetivo a obtenção de calos a partir de anteras de Trepadeira Jade para auxiliar na micropropagação da espécie.

Keywords


Strongylodon macrobotrys, calogênese, regulador de crescimento, plantas ornamentais.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1581

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema