Influência das vitaminas na propagação in vitro de Cattleya (Orchidaceae)

Autores

  • José Geraldo Zaparolli Vieira
  • Jorge Kaoro Yamakami
  • Ricardo Tadeu Faria
  • Ricardo Sfeir Aguiar
  • Adriane Marinho Assis
  • Lilian Keiko Unemoto
  • Sara Regina Silvestrin Rovaris

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1577

Palavras-chave:

Tiamina, Ácido Nicotínico, Piridoxina, Orquídea.

Resumo

A cultura de tecidos é freqüentemente utilizada para a propagação clonal em massa de híbridos e espécies de orquídeas, possibilitando a obtenção de plantas de alta qualidade fitossanitária em curto período de tempo (Arditti & Ernst, 1993).
A cultura assimbiótica ou semeadura in vitro, de orquídeas, constitui uma técnica bastante relevante do ponto de vista comercial e também ecológico. As plantas produzidas desta forma são altamente interessantes para programas de reintrodução de espécies nativas em áreas de preservação ambiental. A cultura assimbiótica resulta em maiores percentuais de germinação, em comparação com a germinação em condições naturais, a qual é dependente da infecção por fungos micorrízicos simbiontes, muitas vezes espécie-específicos (Willadino et al., 2001).
Os meios para cultura de tecidos podem variar muito, de acordo com a espécie a ser cultivada, fornecendo substâncias essenciais para o crescimento dos tecidos e controlando em grande parte, o padrão de desenvolvimento in vitro (George, 1996).
O meio nutritivo MS, formulado por Murashige & Skoog (1962), é usado na cultura de tecidos para grande maioria das espécies e desde os primeiros estudos com cultura de raízes do tomateiro foi definida a mistura básica de vitaminas que é utilizada até hoje. Esta mistura consiste de tiamina (vitamina B1), ácido nicotínico (niacina), e piridoxina (vitamina B6), à qual normalmente se adiciona o aminoácido glicina. Estes compostos participam ativamente na biossíntese principalmente de aminoácidos e alcalóides (Caldas et al., 1998).
As vitaminas são compostos orgânicos que, em baixas concentrações, desempenham funções reguladoras catalíticas no metabolismo celular. A vitamina mais comumente usada em cultura de tecidos é a tiamina (B1). A tiamina é solúvel em água e atua no metabolismo celular devido à função como coenzima na descarboxilação dos cetoácidos, como por exemplo o piruvato e cetoglutamato. O ácido nicotínico (niacina ou vitamina B3), é um componente das coenzimas NAD e NADP importantes na transferência de hidrogênio. A piridoxina, piridoxal e piridoxamina (complexo vitamínico B6), fazem parte de coenzimas metabólicas de aminoácidos que têm papel importante nas reações de transaminação e descarboxilação (George, 1996).
Os resultados das análises do crescimento in vitro em meio de cultura suplementado com diferentes vitaminas é muito particular para cada espécie vegetal, sendo que as suas concentrações podem influenciar no desenvolvimento das mesmas (Caldas et al., 1998).
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da adição de diferentes concentrações das vitaminas no desenvolvimento vegetativo e enraizamento in vitro de Cattleya.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos