Desinfestação de sementes de teca ( Tectona grandis Linn. f.) para germinação sob condições in vitro.

Autores

  • Osmar Alves Lameira
  • Iulla Naiff Rabelo de Souza Reis

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1571

Palavras-chave:

Tectona grandis, Cefalexina, contaminação, cultura de tecidos.

Resumo

A teca (Tectona grandis Linn. f.) é uma espécie florestal da família Verbenaceae, originária das florestas tropicais do sudeste asiático e desenvolve-se bem em regiões de climas quente, com temperaturas médias anuais acima de 24°C. A espécie tem como principais características a rusticidade, o rápido crescimento, a facilidade de cultivo, a resistência ao fogo, pragas e doenças e seus primeiros frutos surgem aos cinco anos de idade (Almeida et. al, 2002). 
Atualmente, a demanda pela indústria madeireira por teca é muito grande face o valor comercial dessa espécie, havendo a necessidade de produção em larga escala e de linhagens de boa qualidade. O tradicional método de propagação é por semente, no entanto, o número de sementes produzido por árvore é limitado e a capacidade germinativa é baixa, além do fato de que algumas sementes podem germinar mais e melhor que outras, dependendo da origem, condições de armazenamento e tratamento prévio das sementes (Kaosa-Ard & Apavatjrut, 1988; White, 1991).
Uma das alternativas para amenizar tais problemas é a utilização da cultura de tecidos, principalmente na forma de propagação clonal in vitro. Teoricamente, a propagação vegetativa leva em conta a ilimitada reprodução de alguns indivíduos, embora preservando seus genótipos, bem como todas suas características. Condições de cultivo in vitro podem ser muito úteis para o rápido crescimento do número de indivíduos oriundos de sementes de alto valor genético, mas disponíveis somente em restrito número ou de baixa capacidade germinativa.
Entretanto, no caso específico de plantas lenhosas, alguns fatores, como contaminação, liberação de substâncias oxidantes no meio, bem como a grande variabilidade genética existente, dificultam os estudos de propagação in vitro (Bonilla, 2002). O trabalho teve como objetivo obter um método de assepsia para que as sementes mantenham a viabilidade de germinação do embrião in vitro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos