Aspectos nutricionais do meio e influência da divisão longitudinal da brotação sobre o enraizamento in vitro de cultivares de bananeira.

Autores

  • Elizângela Barbosa de Lima Oliveira
  • Janiffe Peres de Oliveira
  • Gottfried Schmitz
  • Luciene da Silva Alves
  • Simone de Alencar Maciel
  • Everson Scherwinski Jonny Pereira

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1568

Palavras-chave:

Musa sp., micropropagação, enraizamento, meio de cultura.

Resumo

A banana é uma das frutas mais importantes e consumidas no mundo, apresentando grande relevância no que se refere à produção e a comercialização (Fioravanço, 2003). Para a maioria dos países, a banana é um alimento integrante na alimentação da população de baixa renda, além de ser um alimento com alto valor nutritivo (Moura et al., 2002). No Brasil, a bananicultura está entre os principais produtos agrícolas, destacando-se em segundo lugar entre as fruteiras na predileção dos consumidores (Bernardi et al., 2004).
De modo geral, a cultura da banana no País apresenta baixo rendimento, devido à maioria dos plantios utilizarem mudas convencionais, favorecendo a disseminação de doenças e pragas (Pereira et al., 2001).
O progresso da biotecnologia tem proporcionado a produção de mudas a partir de cultura de tecidos, também conhecida como cultivo in vitro ou micropropagação (Costa et al., 2007). O uso desta técnica possibilita muitas vantagens em relação à produção de mudas convencionais como: elevadas taxas de multiplicação do material, garantia genética e fitossanitária das mudas, reduzido espaço físico para a produção, além de constituir uma importante ferramenta para o melhoramento genético vegetal no sentido de acelerar a multiplicação e disponibilidade de novas cultivares comercialmente (Braga et al., 2001).
Dentre as fases da micropropagação, a aclimatização é uma das mais críticas, por ser um processo em que as plantas passam do ambiente controlado in vitro para um ambiente natural, podendo ocasionar a morte das plantas em razão da mudança abrupta do ambiente. Neste sentido, um eficiente enraizamento in vitro das mudas antes destas serem aclimatizadas, é condição fundamental para a redução destes possíveis problemas.
Rotineiramente, para a produção de mudas de bananeira em laboratório, é comum o uso do meio de MS (Murashige & Skoog, 1962), normalmente com a redução dos sais do meio de cultura. Outro fator importante, mas relativamente pouco estudado, refere-se a divisão ou não da brotação no momento da sua inoculação no meio de enraizamento, uma vez que na prática pode duplicar o número de mudas e, consequentemente, tornar mais eficiente o processo de produção de mudas micropropagadas.
O trabalho objetivou avaliar características nutricionais do meio de cultura e a influência da divisão longitudinal do explante no enraizamento de bananeira, cvs. Maravilha e Preciosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos