Concentrações de cinetina na indução de brotações in vitro de mangabeira

Eduardo Bucsan Emrich, Renato Paiva, Fernanda Pereira Soares, Vanessa Cristina Stein, Milene Alves de Figueiredo, Stephania Maíra Machado Vitor

Abstract


A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes), espécie da família Apocynaceae, é uma planta silvestre que vegeta espontaneamente desde os tabuleiros costeiros e baixadas litorâneas do Nordeste, até as áreas de cerrado na região central do Brasil. Possui grande importância econômica como espécie frutífera e na recuperação de áreas degradadas (Vieira Neto, 1994).
Sua propagação sexuada se caracteriza, assim como para outras espécies, por produzir indivíduos heterogêneos. Estudos indicam ainda, que suas sementes são extremamente recalcitrantes, o que tem limitado a obtenção de mudas destinadas à implantação de pomares comerciais. 
A propagação vegetativa por meio de estaquia e enxertia, para a mangabeira, ainda não se consolidou como uma técnica viável, enquanto técnicas de cultivo in vitro têm se mostrado bastante eficientes (Soares, 2005). Dentre estas, a micropropagação tem grande aplicação prática na área de produção comercial vegetal. Sua utilização permite obter plantas com o mesmo genótipo, em larga escala e em curto espaço de tempo, a partir de pequenos fragmentos de tecidos.
Dentre os fatores que controlam a morfogênese in vitro, destacam-se os reguladores de crescimento. As citocininas, juntamente com as auxinas, são as classes mais utilizadas. De acordo com Grattapaglia & Machado (1998), para o sucesso da multiplicação in vitro, o tipo de citocinina e a sua concentração são os fatores mais importantes a serem observados.
O presente trabalho teve como objetivo o estudo do efeito de diferentes concentrações de cinetina na indução de brotações in vitro de mangabeira.

Keywords


Hancornia speciosa; micropropagação; cultura de tecidos; organogênese.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1567

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema