Indução de calos em segmentos foliares de dedaleiro com a utilização de BAP e ANA.

Jorge Marcelo Padovani Porto, Renato Paiva, Patrícia Matile Nicioli, Jessé Marques Silva Junior, Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Cristiano Martinotto

Abstract


A espécie Lafoensia pacari St. Hil., pertence à família Lythraceae, é conhecida popularmente por dedaleiro ou pacari. Esta árvore de médio porte (de 10 a 18 m de altura) possui crescimento lento e ocorre nos Cerradões onde apresenta menor desenvolvimento. Sua fenologia é muito variável entre regiões. Floresce normalmente nos meses de outubro a dezembro e a maturação dos frutos ocorre nos meses de abril a junho. A dispersão é feita por pássaros e pelo vento (Silva & Barbosa, 2004). O dedaleiro é muito utilizado entre populações humanas principalmente da região do Mato Grosso devido seu potencial medicinal, como atividade cicatrizante (Neto, 2003). Também é utilizada na arborização urbana, paisagismo e sua madeira na construção civil e carvão (Carvalho, 1994). 
A formação de calos pode ser dividida em três fases: indução, divisão celular e diferenciação. Durante a fase de indução ocorre um estímulo no metabolismo reparando as células para a divisão celular. Na fase de divisão, os explantes readquirem capacidade meristemática pela desdiferenciação de suas células, promovendo o crescimento do calo, pela produção de células parenquimáticas indiferenciadas. Na última fase, algumas regiões do calo rediferenciam-se formando zonas de atividade meristemática (AITCHISON et al., 1977). Usualmente se induz a formação de calos em explantes cultivados em meio de cultura contendo auxina, ou com alta relação auxina:citocinina (LITZ & JARRET, 1991). 
Tendo em vista a importância medicinal e a carência de informações sobre o cultivo in vitro do dedaleiro, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da interação de BAP e ANA na indução de calos em segmentos foliares de Lafoensia pacari.

Keywords


Lafoensia pacari, BAP, ANA, calogênese.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1562

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema