Efeito de auxinas no enraizamento in vitro de dedaleiro.

Autores

  • Jorge Marcelo Padovani Porto
  • Renato Paiva
  • Patrícia Matile Nicioli
  • Marcelo Rodrigues
  • Diogo Pedrosa Corrêa da Silva
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1560

Palavras-chave:

Lafoensia pacari St. Hil., AIB, ANA, rizogênese in vitro

Resumo

A espécie Lafoensia pacari St. Hil., pertence à família Lythraceae, é conhecida popularmente por dedaleiro ou pacari. Esta árvore de médio porte (de 10 a 18 m de altura) possui crescimento lento e ocorre nos cerradões onde apresenta menor desenvolvimento. Sua fenologia é muito variável entre regiões. Floresce normalmente nos meses de outubro a dezembro e a maturação dos frutos ocorre nos meses de abril a junho. A dispersão é feita por pássaros e pelo vento (Silva & Barbosa, 2004). O dedaleiro é muito utilizado entre populações humanas devido seu potencial medicinal e estudos demonstram seu efeito antiinflamatório e analgésico (Rogério et al., 2006). Também é utilizada na arborização urbana, paisagismo e sua madeira na construção civil e carvão (Carvalho, 1994). 
O propósito da rizogênese in vitro é a formação de raízes adventícias nas partes aéreas obtidas no estágio de multiplicação, que permite a constituição de plantas completas, para posterior aclimatação às condições ex-vitro. No caso da maioria das espécies lenhosas, o enraizamento é a etapa mais difícil, principalmente quando se usa material na fase adulta (Hu & Wang, 1983).
Auxinas são substâncias quimicamente relacionadas com o ácido indol-3-acético (AIA), que é a auxina principal de várias plantas. Essas substâncias têm em comum a capacidade de atuar na expansão e no alongamento celular, ajudando também na divisão celular em cultura de tecidos, principalmente no enraizamento (Krikorian, 1991). Entre outras substâncias usadas para o enraizamento in vitro estão o ácido naftaleno acético (ANA), o ácido indolbutírico (AIB) e o ácido 2-4-diclorofenoxiacético (2,4-D), sendo este último menos recomendado devido ao forte estímulo à formação de calos e à repressão da organogênese (Ross, 1992).
Tendo em vista a importância medicinal e a carência de informações sobre o cultivo in vitro do dedaleiro, este trabalho objetivou-se avaliar a influência de diferentes concentrações das auxinas AIB e ANA no enraizamento in vitro da espécie Lafoensia pacari. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos