Efeito de auxinas no enraizamento in vitro de dedaleiro.

Jorge Marcelo Padovani Porto, Renato Paiva, Patrícia Matile Nicioli, Marcelo Rodrigues, Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

Abstract


A espécie Lafoensia pacari St. Hil., pertence à família Lythraceae, é conhecida popularmente por dedaleiro ou pacari. Esta árvore de médio porte (de 10 a 18 m de altura) possui crescimento lento e ocorre nos cerradões onde apresenta menor desenvolvimento. Sua fenologia é muito variável entre regiões. Floresce normalmente nos meses de outubro a dezembro e a maturação dos frutos ocorre nos meses de abril a junho. A dispersão é feita por pássaros e pelo vento (Silva & Barbosa, 2004). O dedaleiro é muito utilizado entre populações humanas devido seu potencial medicinal e estudos demonstram seu efeito antiinflamatório e analgésico (Rogério et al., 2006). Também é utilizada na arborização urbana, paisagismo e sua madeira na construção civil e carvão (Carvalho, 1994). 
O propósito da rizogênese in vitro é a formação de raízes adventícias nas partes aéreas obtidas no estágio de multiplicação, que permite a constituição de plantas completas, para posterior aclimatação às condições ex-vitro. No caso da maioria das espécies lenhosas, o enraizamento é a etapa mais difícil, principalmente quando se usa material na fase adulta (Hu & Wang, 1983).
Auxinas são substâncias quimicamente relacionadas com o ácido indol-3-acético (AIA), que é a auxina principal de várias plantas. Essas substâncias têm em comum a capacidade de atuar na expansão e no alongamento celular, ajudando também na divisão celular em cultura de tecidos, principalmente no enraizamento (Krikorian, 1991). Entre outras substâncias usadas para o enraizamento in vitro estão o ácido naftaleno acético (ANA), o ácido indolbutírico (AIB) e o ácido 2-4-diclorofenoxiacético (2,4-D), sendo este último menos recomendado devido ao forte estímulo à formação de calos e à repressão da organogênese (Ross, 1992).
Tendo em vista a importância medicinal e a carência de informações sobre o cultivo in vitro do dedaleiro, este trabalho objetivou-se avaliar a influência de diferentes concentrações das auxinas AIB e ANA no enraizamento in vitro da espécie Lafoensia pacari. 

Keywords


Lafoensia pacari St. Hil., AIB, ANA, rizogênese in vitro



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1560

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema