Calogênese e organogênese in vitro a partir de segmentos nodais de cerejeira (Amburana acreana (Ducke) A.C. Sm.) da Amazônia Ocidental: Estabelecimento e regeneração de brotos*.

Paulo Cesar Poeta Fermino Jr., Jonny Everson Scherwinski Pereira, Eduardo Ossamu Nagao, Rodrigo da Silva Guedes

Abstract


A cerejeira brasileira é uma espécie arbórea que ocorre naturalmente nas matas de terra firme do sudoeste da Amazônia (Amazonas e Acre). Usada freqüentemente na fabricação de mobiliários fino, lambris, balcões e tonéis (Rizzini, 1981). Devido ao interesse e exploração, A. acreana faz parte da Lista Oficial da Flora Ameaçada de Extinção do IBAMA.  A propagação sexuada desta espécie para a produção de mudas a serem utilizadas em projetos de reflorestamento é reduzida em virtude da dispersão anemocórica das sementes, fato que dificulta as coletas no interior da mata (Firmino et al., 1985). A utilização da biotecnologia permite desenvolver métodos de multiplicação, conservação, e proteção de recursos florestais. Em vista da potencialidade da aplicação das técnicas de propagação in vitro em espécies florestais, inúmeros trabalhos têm sido desenvolvidos no intuito de tornar esta tecnologia acessível e economicamente viável (Xavier et al, 2007). Cid et al. (2002), afirmam que estudos básicos de micropropagação para espécies tropicais lenhosas são necessários para aumentar o conhecimento científico e suas aplicações práticas. Esta pesquisa objetivou avaliar: assepsia, germinação das sementes in vitro e regeneração in vitro a partir de segmentos nodais de A. acreana em meio MS adicionando-se os reguladores de crescimento ANA e BAP.

Keywords


Amburana acreana; Biotecnologia Florestal; Micropropagação; Plantas lenhosas.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1549

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema