Crescimento de plantas de Aechmea fasciata em função da saturação por bases e formas de aplicação da fertirrigação

Autores

  • Luiz Vitor Crepaldi Sanches Faculdades integradas de Bauru (FIB), Bauru – SP, Brasil
  • Fernanda Ludwig Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Roberto Lyra Villas Bôas Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Departamento de Recursos Naturais/Ciência do Solo (FCA/UNESP). Botucatu-SP, Brasil.
  • Caroline de Moura D'Andréa Mateus Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Departamento de Recursos Naturais/Ciência do Solo (FCA/UNESP). Botucatu-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v23i4.1028

Palavras-chave:

Bromélia, adubação foliar, substrato.

Resumo

As bromélias são plantas que apresentam grande variabilidade quanto às possibilidades de adubação, devido à capacidade de absorção de água e nutrientes via tricomas foliares e sistema radicular. O trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de plantas de Aechmea fasciata em função das saturações por base do substrato e formas de aplicação da solução nutritiva. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, sob intensidade luminosa entre 8.000 e 9.000 Lx. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com esquema fatorial 2 x 5 (2 percentuais de saturação por bases do substrato x 5 combinações entre as formas de aplicação da fertirrigação) com 4 repetições, e 7 plantas por parcela. A saturação por bases do substrato (V%) estabelecida foi de 20 e 40% e a fertirrigação foi fornecida via cisterna da planta e diretamente no substrato, seguindo as seguintes proporções: 100% cisterna, 75% cisterna e 25% substrato, 50% cisterna e 50% substrato, 25% cisterna e 75% substrato e 100% substrato. As plantas foram conduzidas em vasos número 11, 15 e 17, e em cada troca de vaso foram avaliadas a altura de planta, o diâmetro da roseta, diâmetro de caule, número de folhas e largura de folha. A fitomassa seca e área foliar foram determinadas nas trocas dos vasos 15 e 17 e a exploração radicular e grau de inclinação das plantas ao final do cultivo em vaso 17. Saturações por bases superiores a 20% prejudicam o crescimento de plantas de Aechmea fasciata. Melhor desenvolvimento de parte aérea e sistema radicular de plantas de Aechmea fasciata são conseguidos quando 75% da solução nutritiva são aplicadas via cisterna e 25% via substrato

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ludwig, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Engª. Agrônoma pela FAEM/UFPel. Mestre em Agronomia (Horticultura) pela FCA/UNESP. Doutora em Agronomia (Horticultura) pela FCA/UNESP. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura da UERGS.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Edição

Seção

Artigos